segunda-feira, 21 de maio de 2012

O MAIOR ARTILHEIRO ATÉ O MOMENTO NO ANO 2012


21/05/2012 13h46 - Atualizado em 21/05/2012 13h48

Artilheiro do Ano: Neto Baiano volta a marcar e se aproxima de recorde geral

Atacante do Vitória ajuda equipe conquistar seus primeiros pontos na Série B do Brasileiro 2012 e se aproxima do feito de Neymar e Jonas em 2010

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Alan Mota Barueri e Neto Baiano do Vitória (Foto: Léo Pinheiro / Futura Press)Neto Baiano em ação pelo Vitória no Campeonato
Brasileiro Série B (Foto: Léo Pinheiro/ Futura Press)
A estreia do Vitória no Campeonato Brasileiro da Série B 2012 no último sábado contou com a marca do atacante Neto Baiano. Contra o Barueri, o principal artilheiro da temporada fez de pênalti o único gol da partida, aos 39 minutos do segundo tempo, e assegurou a primeira vitória da equipe baiana na competição. Agora, o atacante soma 32 tentos no ano e está a dez de igualar os recordistas da premiação, Neymar e Jonas (ex-Grêmio), ambos com 42 gols em 2010.
Mesmo sem entrar em campo neste fim de semana no empate do Santos contra o Bahia por 0 a 0, Neymar ainda permanece na segunda posição com 27 gols. No entanto, o camisa 11 do Peixe pode ver a vice-liderança ameaçada. O motivo? Lucio Maranhão, do ASA, voltou a marcar e ajudou o Fantasma conquistar seus primeiros pontos na Série B do campeonato nacional. Com o gol, a equipe venceu o São Caetano por 1 a 0, e jogador está na cola do atacante santista.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. Neste início de temporada, a atualização será feita às segundas e sextas.
Confira a lista de artilheiros desta temporada até o momento:
Prêmio Friedenreich 21/05/12 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols
montagem Keirrison Tardelli Jonas Neymar artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)